quinta-feira, 5 de março de 2015

A BÍBLIA NÃO MENTE! SÓ OS MENTIROSO MENTEM.

Sempre tem gente para questionar a Deus, mas nunca quer obedecer o que ele fala.

A Bíblia diz que “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23,19). Apesar disso é evidente que Deus, segundo a narração bíblica, volta atrás em suas palavras e se arrepende. (este texto de arrependimento não se trata de se arrepender, mas é a forma que Deus de mostra a tristeza do erro que os seres humana, comente e ele abomina).  É importante notar que a Bíblia é Palavra de Deus escrita por homens; é uma fé que procura entender. Os autores sagrados usam imagens humanas, categorias típicas da linguagem nossa, para descrever as ações de Deus e a sua identidade. As imagens usadas exprimem o conceito, mas não são perfeitas e não descrevem na totalidade aquilo que Deus é. Portanto poderíamos dizer que aquilo que a Bíblia diz sobre Deus é expressão de alguém que tem fé e, embora inspirado pelo Espírito Santo, é limitado pelas circunstâncias temporais nas quais vivia esse autor inspirado. Além dessa consideração hermenêutica, é fundamental analisar o texto onde a passagem aparece. Cometemos um grande erro quando tiramos do seu contexto uma frase bíblica e usamos para fundamentar uma idéia isolada. A Bíblia deve ser interpretada dentro do seu contexto. O texto em Números fala do poder de Deus, que se manifesta através de Balaão, o célebre personagem que percorria a estrada com a sua jumenta, que foi capaz de ver a presença de Deus primeiro que o próprio Balaão (Números 22). A partir de Números 22 a Bíblia conta como Balac, rei de Moab, inimigo de Israel, pede que Balaão amaldiçoe a Israel para que o seu exército de Moab possa vencê-lo. Depois do encontro com o Senhor, no episódio da jumenta, Balaão, invés de amaldiçoar, abênçoa a Israel, seguindo a ordem de Deus. Isso suscita a fúria do rei de Moab. Por isso Balac o repreende dizendo: ”Que me fiseste! Eu te chamei para amaldiçoar os meus inimigos e tu pronuncias bênçãos sobre eles!” 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcelo Duarte

EM BREVE NOVA PROGRAMAÇÃO