A Convenção Batista Brasileira é o mais antigo grupo Batista no Brasil. Acredita-se que o primeiro missionário Batista no Brasil foi Thomas Jefferson Bowen, que serviu na Convenção Batista do Sudeste de 1859 a 1861.5
Um grupo de americanos refugiados da Guerra da Secessão fundou uma comunidade em Santa Barbara d'Oeste, em São Paulo, e organizou a primeira Igreja Batista em solo brasileiro, em 1871. A Primeira Igreja Batista em Salvador foi organizada em 1882, e vinte e cinco anos depois foi fundada a Convenção Batista Brasileira, em Salvador, Bahia. Até 2010, a Convenção tinha cerca de 1.360.000 membros distribuídos em mais de 7.800 Igrejas.
As Igrejas Batistas são uma denominação protestante de origem inglesa, que surgiu na Holanda no início do século XVII. As Igrejas batistas interpretam o batismo — imergir em água — como uma exposição bíblica e pública de sua fé. A denominação historicamente é ligada aos dissidentes ingleses, ou movimentos de anticonformismo do século XVI. O movimento batista surgiu em uma colônia inglesa na Holanda, num tempo de reforma religiosa intensa.
Os batistas são uma denominação histórica. A maioria das igrejas batistas escolhem associar-se com grupos que fornecem apoio sem controle. A maior associação batista é a Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, com pouco mais de 16 milhões de membros e mais de 42 mil igrejas filiadas, mas há muitas outras associações de batistas no mundo; Esta organização, porém, não faz parte da Aliança Batista Mundial (WBA), que congrega a maior parte - 231 convenções e associações nacionais batistas em 121 países, com pouco mais de 42 milhões de membros e 177 mil igrejas; No Brasil, as maiores são a Convenção Batista Brasileira e a Convenção Batista Nacional, ambas filiadas à Aliança.
As Igrejas Batistas formam uma família denominacional protestante de origem inglesa.
0 comentários:
Postar um comentário