terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

VOCÊ PODE FAZER....

                                 COMO REFLORESTAR UMA MANANCIAL E MATAS CILIARES     
Se você tem uma mina na sua chácara ou fazenda, vai abaixo uma orientação muito boa pra você fazer a água aumentar na sua fazenda. Preste atenção quais as arvores a ser plantado, a distancia uma da outra, é muito importante.  Os textos abaixo foram copiados, e vai nos ajudar muito como manter os mananciais e as minas e sua cabeceira.            
                                                         O que é uma nascente? 
Simples de explicar: Nascente é um ponto de onde a água jorra através da superfície do solo. Também é conhecida como olho d’água, fio d’água, mina d’água, cabeceira e fonte.  
                                              Como a água se distribui na terra? 
Ela vem da evaporação dos rios, dos mares, dos lagos e as transpiradas pelo planeta por ação do calor e do vento se transformam em nuvem. Essas nuvens dão origem às chuvas. A água da chuva que se infiltra no solo abastece o lençol freático que se acumula em função de estar sobre uma camada impermeável. Quando a camada impermeável encontra com a superfície do solo surge a nascente de encosta. Esse tipo de nascente ocorre principalmente nas encostas, serras e grotas. 
                                                 Por que as nascentes desaparecem? 
Justamente pelo desmatamento das encostas e matas ciliares, pela impermeabilização do solo pelo uso inadequado do solo nas áreas rurais. 
                                                                O que diz a lei?
A Lei diz que não pode desmatar, plantar, fazer pastagens, descarte de lixo e mineração nos seguintes locais:
• Abaixo no entorno das nascentes – a uma distância mínima de 50 metros; . Nas margens dos rios, córregos e lagos, em extensões que variam com a largura do curso de água ou lago; 
• Nos topos de morro, montes, montanhas e serras; e em áreas com grande desnível (declividade acima de 45°).
                                               Como recuperar uma nascente?
1) Observar se há formação de capoeira (regeneração natural) com plantas como alecrim, carrapicho, jaborandi, lobeira, assa-peixe, embaúba, pinha do brejo, pombeiro, aroeira, sangra d’água, pororoca, maria-mole etc. Se esta for a situação de sua nascente, você só precisa cercar, mantendo uma distância mínima de 50 metros ao redor dela.
2) Se o entorno de sua nascente estiver ocupado com pasto e poucos arbustos, alem de cercar sua nascente é preciso plantar algumas árvores, escolhendo bem as espécies, a quantidade e distribuição. 
O plantio de muitas árvores próximo à nascente pode secá-la por algum tempo. Dentro da área cercada recomenda-se plantar cerca de 30 a 100 árvores, dependendo do potencial de regeneração e do ecossistema local, sempre com espécies nativas. Nesta quantidade, essas árvores irão atrair pássaros e outros animais que trarão novas sementes que irão reflorestar a área aos poucos, além de aumentar a infiltração da água da chuva no solo e segurar a terra arrastada pela enxurrada, impedindo o soterramento da nascente. As árvores devem ser bem distribuídas na área, tomando-se o cuidado para alternar plantas pioneiras, que crescem mais rápido, com plantas clímax, que crescem mais devagar, porém vivem mais. 
                                                     Espécies  a serem plantadas?
A escolha das espécies para a recuperação e conservação das nascentes deve ser em função da umidade do solo, que é muito variável no entorno das nascentes. Por isso, antes da escolha das espécies, você deve dividir a área a ser florestada em três partes, dependendo das seguintes situações:
a) Áreas encharcadas: representam as áreas brejosas ou pantanosas que se encontram próximas ao curso d’água;
b) Áreas úmidas: representam as áreas localizadas entre as áreas encharcadas e as áreas bem drenadas;
c) Áreas bem drenadas: São as áreas menos úmidas dentro da área a ser reflorestada.
                                                        Como providenciar o plantio? 
As mudas devem ser plantadas em covas de 30x30x30cm, ou até 50x50x50cm se o solo estiver muito compactado, colocando-se 5 litros de esterco de curral/cova, fazendo o coroamento de meio metro ao redor da muda. O plantio deve ser no início do período das chuvas. As mudas deverão ser molhadas logo após o plantio com 5 litros de água/cova, repetindo essa irrigação após uma semana.

http://www.folhadomeio.com.br/fma/autores/spacer.gif

Postagens Relacionadas:

  • EXISTEM MUITAS CURIOSIDADE NO BRASIL....     O nosso país e um país de muitas curiosidade, e em cada estado do Brasil tem a sua História, pra contar. vamos ver algumas de… Leia Mais..
  • ELE ESTA VOLTADO.....COMO SE DARÁ A VOLTA DE JESUS! TEM MUITO GENTE QUE QUESTIONA ESTAS E OUTRAS, PERGUNTA, O QUE NOS TEMOS QUE ENTENDER, E QUE DEVEMOS TER UMA VIDA NA PRE… Leia Mais..
  • SE RECLAMA DE TUDO....    Como e difícil as pessoas, sempre reclamam de tudo, eu estava observando que em uma roda de  bate papo, que as pessoas qu… Leia Mais..
  • PAÍS DE DEUS!!!   O Brasil e um país abençoado por Deus, é o melhor lugar para se viver, mesmo diante das podridões que há no Brasil, não te… Leia Mais..
  • QUE GENTE DIFÍCIO.....    Tenho visto muitas pessoas chamando os repórteres da RECORD de amador, elogico que tem erro mas onde não tem, será que estas pessoa… Leia Mais..
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações

129,338
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcelo Duarte

EM BREVE NOVA PROGRAMAÇÃO