AS IGREJAS BATISTA É UMA DAS MAIS ANTIGA NO MUNDO, ELA TEM LEVADO O EVANGELHO AOS QUATRO CANTO DA TERRA, EM TODOS OS LUGARES TEM MISSIONÁRIOS (AS) ESPALHANDO LEVANDO A PALAVRA DO SENHOR JESUS.
IGREJA BATISTA.
AS SEDUÇÕES DO MUNDO PÓS-MODERNOPara a Igreja continuar a mudar a história ela precisa entender o tempo na qual ela está inserida. O tempo muda, e com ele, as idéias e os valores da sociedade. Por muitos séculos, a perspectiva que se tinha da vida, do mundo, de Deus e do homem era quase sempre visualizada através das "lentes das Escrituras", isto é, pela ótica de uma "cosmovisão bíblica". Mas, em nossos dias, a nossa cultura tem sido invadida por conceitos materialistas e existencialistas, fazendo com que a maneira de ver as coisas mude completamente. As verdades eternas têm sido trocadas pelas idéias pós-modernas.
A caminhada da Igreja também tem sido afetada pelo "espírito" de nossa época. Tem ocorrido mudanças no plano das idéias e da prática na vida das Igrejas. Tem se infiltrado dentro das Igrejas a cultura da conveniência. A teologia, a ética-moral e a espiritualidade têm sido construídas segundo as interpretações dos homens e não mais segundo a Palavra de Deus. A base filosófica para isso é o Neo-Humanismo. A palavra chave desta filosofia é "conveniência", isto é, você pensa e age a partir de sua independência, insubordinação e individualidade. Você faz o que faz, enquanto isso for bom para você. A espiritualidade da pós-modernidade está voltada mais para a satisfação do que para a santificação. Ela busca mais a ilusão do que a realidade.
As igrejas aos poucos têm se tornado grandes centros de entretenimento religioso. A espiritualidade de uma igreja é medida pela animação, pelo número de pessoas presentes e pela vibração nos louvores, testemunhos e orações. Ricardo Barbosa afirma que muito do que tem sido julgado como ação do Espírito Santo, não passa de coisas do espírito humano: Hoje temos mais um espírito humano do que Espírito de Deus. A espiritualidade cognitiva, do "eu creio", cedeu lugar à espiritualidade da emoção, "eu experimento". Se antes as pessoas buscavam um pregador com uma lucidez intelectual, hoje elas buscam um pregador que consegue mexer com as suas emoções. A reflexão bíblica, tanto no culto público quanto na vida pessoal dos crentes, está sendo esquecida ou apresentada de maneira superficial. A grande conquista da Reforma, colocar a Bíblia nas mãos dos fiéis, está sendo desprezada, pois, os crentes se sentem satisfeitos com as mensagens domingueiras.
A falta de significado nas experiências espirituais de muitos crentes é gritante. Não são poucos os que estavam conosco compartilhando da mesma fé, e hoje já não estão. O apóstolo Paulo escrevendo à Timóteo, compartilha a sua tristeza por ter perdido um dos seus cooperadores, Demas. A dor maior do apóstolo Paulo, como ele mesmo explica, é porque Demas me abandonou, amando o presente século... 2 Timóteo 4.10. Demas é citado em três cartas do apóstolo Paulo, o que indica ser ele um discípulo muito chegado de Paulo. Será que Demas não conhecia as verdades que o apóstolo pregava? Então, o que fez Demas virar as costas para o Evangelho e voltar para o mundo? O que nos tem preocupado é que o número de "Demas" tem se multiplicado em nossos dias.
Jesus também nos alertou para o fato de que a Palavra plantada em nossos corações pode ser sufocada pelas coisas deste mundo. Na parábola do semeador, Jesus explicou que há quatro grupos de pessoas que ouvem a mensagem do Reino. O primeiro grupo não entende a mensagem, e o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. O segundo recebe a palavra com alegria porém, diante das tribulações ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona. O terceiro, o qual nos interessa no momento, é impedido de obter o desenvolvimento da semente. Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida, e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. Mateus 13.22.
0 comentários:
Postar um comentário