Conheça os modelos que mais abusam do requinte para mimar seus donos milionários
O principal desafio de uma marca de alto luxo ao desenvolver um modelo topo de linha é fazer algo que consiga agradar aos exigentes clientes milionários. O carro tem de ser capaz de se tornar a extensão do escritório e da casa do proprietário e também ser confortável e veloz no trânsito das grandes cidades. Além, é claro, de serem seguros - extremamente seguros.
Mas, acima de tudo, o automóvel de extremo luxo tem de ser bom o suficiente para satisfazer a vontade de seu exigente dono. Esse requinte pode chegar através de diversas maneiras. Desde um acabamento impecável de madeira até um sistema de entretenimento com acesso remoto à internet e tela sensível ao toque, passando pela simples instalação de um relógio de grife no painel.
Algumas marcas se especializaram nesse nicho e só fazem carros voltados para esse público exigente, como a inglesa Rolls-Royce. Outros fabricantes de automóveis criaram marca s próprias especialmente para isso - caso da Maybach, controlada pela Mercedes-Benz. A tradição nesse mercado é importantíssima, por isso, é sempre bom ter um passado irretocável no mundo dos hiperluxuosos.
Confira alguns dos carros mais luxosos do mundo
Rolls-Royce Phantom
Algumas marcas se especializaram nesse nicho e só fazem carros voltados para esse público exigente, como a inglesa Rolls-Royce. Outros fabricantes de automóveis criaram marca s próprias especialmente para isso - caso da Maybach, controlada pela Mercedes-Benz. A tradição nesse mercado é importantíssima, por isso, é sempre bom ter um passado irretocável no mundo dos hiperluxuosos.
Confira alguns dos carros mais luxosos do mundo
Rolls-Royce Phantom
O carro mais luxuoso da linha da famosa marca inglesa é responsável até por levar a rainha da Inglaterra para passear. No Brasil, são tão poucos clientes que podem comprá-lo que a marca nem divulga o preço abertamente. A construção é praticamente artesanal. O interior do Phantom tem acabamento de raiz de nogueira. A preocupação com a exclusividade é tanta que, sob o acabamento visivel aos olhos, fica mais outra camada de madeira, esta misturada com alumínio.
O desenho é clássico. A tela que exibe informações do GPS e do sistema de entretenimento fica escondida atrás do relógio analógico ao centro do painel. Na frente fica a clássica estátua, símbolo da marca, que é rebatida para baixo do capô quando o carro é desligado. Para mover a lenda, o encarregado é um motor V12 de 6.75 litros de origem BMW, controladora da Rolls-Royce. A marca não anuncia a potência do propulsor, diz apenas que é "suficiente".
Bentley Continental Flying Spur Speed
Outra marca inglesa famosa pela elegância de seus carros radicalmente chiques. O Continental Flying Spur é a versão sedã do Continental GT e, por isso, acabou herdando uma parte do seu comportamento arisco. O motor W12 6.0 biturbo de 600 cv consegue a façanha de levar as mais de duas toneladas do Flying Spur até incríveis 320 km/h.
Por dentro, o acabamento é impecável, como de todos os outros Bentleys. Materiais como couro e alcântara são comuns no interior desse máquina. No centro do painel fica um pequeno relógio analógico feito pela também inglesa Breitling, que fabrica alguns dos relógios mais caros e cobiçados do mundo. Uma parceria de longa data.
Maybach 62
A marca Maybach foi criada pela Mercedes-Benz para a sua divisão de extremo luxo. O Maybach 62 tem a plataforma do Classe S alongada e veio para satisfazer os – poucos – clientes do sedã da Mercedes que se não se sentiam muito satisfeitos com o modelo. O nome 62 vem do seu tamanho. São imodestos 6,2 metros de comprimento.
O ocupante do banco traseiro, provavelmente o proprietário sortudo do Maybach, tem 1,57 metro só de espaço para esticar as pernas. O teto solar panorâmico – com área de 75 x 75 cm – tem transparência regulável. O acabamento do interior é todo em couro, madeira e com detalhes cromados até o teto. No chão, veludo. Na traseira dos bancos dianteiros ficam duas telas de 9,5 polegadas, comandadas por controle remoto com sinal de tevê, leitor de DVD e acesso à internet. O som sai pelos 21 alto-falantes de 600 watts. Entre os bancos, o dono pode escolher botar um compartimento refrigerado para guardar sua champanhe. A Maybach trata de disponibilizar as taças de prata.
Sob o pé direito do chofer fica o acelerador que comanda as reações do motor V12 5.8 biturbo que gera 550 cv e absurdos 91,8 kgfm, suficientes para levar o monstro de 2,8 toneladas de zero a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. O preço fica em US$ 420 mil na Europa. Infelizmente para os milionários de plantão, a Mercedes-Benz pretende fechar a Maybach quando a nova geração da Classe S chegar ao mercado. Sinal dos tempos bicudos desde a falência do Lehman Brothers, em 2008...
BMW 760Li
O modelo mais luxuoso da marca bávara foi totalmente remodelado em 2010 e ficou mais rápido, bonito e confortável. O visual é clássico dos modelos BMW e transmite todo o requinte que um carro que custa mais de R$ 500 mil deve passar. A versão Li é 14 cm maior que um 750 comum e esse espaço extra é todo repassado para o interior. São 3,21 metros de distância entre-eixos.
No habitáculo, o destaque vai para o sistema i-Drive retrabalhado e mais simples de usar. A tela ao centro do painel e na traseira dos encostos de cabeça dos bancos da frente exibem imagens em alta resolução em 3D do sistema de navegação, de páginas da internet, tevê e DVD.
Outro equipamento que chama a atenção é a câmara de visão noturna, que ainda avisa quando existe um obstáculo na frente do carro à noite. Mas é obvio que esse é um BMW e, como todo carro da marca, ele tem de andar bem. Para isso, o 760Li é equipado com um motor mais potente que o da esportiva M3, por exemplo. É um V12 turbo com nada menos que 544 cv de potência e 76,47 kgfm de torque máximo disponíveis entre os 1.500 e 5 mil giros.
Mercedes-Benz S600L
O modelo topo de linha da Mercedes-Benz foi lançado em 2005, mas ainda sim está cheio de inovações tecnológicas incluindo sistema de visão infravermelho e um controlador de velocidade que chega a parar o carro no trânsito lento e, quando o tráfego volta a andar, acelera o S600L automaticamente. O ocupante do banco traseiro também tem bastante espaço para sentar e apreciar a champanhe gelada que o refrigerador comporta enquanto assiste a um DVD na tela de LCD. Todos os bancos do S600L contam com massageador e aquecedor. E quando o motorista estiver sonolento, o carro detecta e avisa no painel de instrumentos que está na hora de uma xícara de café.
Sob a estrela de três pontas no capô, fica um V12 de 5.5 litros, 517 cv e incríveis 84,6 kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h, mas o zero a 100 km/h faz jus à fama esportiva da Mercedes: apenas 4,6 segundos.
Audi A8L
O novíssimo Audi A8L chega recheado de equipamentos para fazer valer o slogan da marca: "vanguarda na tecnologia". A versão alongada do sedã conta com 13 cm a mais no comprimento, totalizando 5,26 metros e 3,12 metros de distância entre-eixos. Por fora, tanto faróis como lanternas traseiras ganharam iluminação por led. O motor também impressiona. É um W12 de 6.3 litros capaz de gerar 500 cv e torque máximo de 63,7 kgfm.
Mas são os equipamentos do interior que fazem esse Audi se diferenciar ainda mais dos carros comuns. Pela tela de 7 polegadas no painel é possível ver as imagens da câmara de visão noturna, GPS, além de sistema de entretimento. O grande destaque vai para o touch pad, parecido com os encontrados em laptops, que reconhece caracteres desenhados pelo motorista. Com ele, é possível escolher músicas, trocar a rádio ou ligar para alguém através da conexão Bluetooth com celular. Para quem sentar atrás, o conforto também é alto. As poltronas contam com massageador e aquecedor, assim como o chão. As telas atrás dos bancos dianteiros mostram o sistema de entretinimento exclusivo apenas aos ocupantes traseiros.
Jaguar XJ
O mais novo lançamento da marca inglesa rompeu com algumas barreiras da Jaguar. Para começar, com o design, que agora está mais ousado e esportivo que nunca, mas sempre com a tradicional elegância britânica. E é exatamente no comportamento dinâmico que está um dos maiores trunfos do modelo.
Mas talvez seja no interior que fica a parte mais bela deste Jaguar. A cabine é uma das mais bonitas disponíveis no mercado. O design é maravilhoso e alguns detalhes, como a tela de LCD que fica no lugar do painel de instrumentos – e varia as informações exibidas dependendo da preferência do motorista – e o seletor de câmbio que se "esconde" ao desligar o carro, roubam a cena. O motor também honra as tradições da Jaguar. Um V8 5.0 com supercharger gera 517 cv e permite que o carro chegue aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
Land Rover Range Rover
Famoso por ser um dos carros mais "valentes" de todos os tempos, o Range Rover se moderniza a cada geração nova. Agora, aos 40 anos de vida, ele também se destaca pela modernidade e alta tecnologia empregados. Como os equipamentos utilizados para o uso fora de estrada, como Terrain Response, que ajusta os diversos componentes do carro como direção, tração, e suspensão, de acordo com o piso selecionado. Também existem cinco câmaras distribuidas pelo carro que ajudam o motorista saber os limites do parrudo SUV, além de ajudar a eliminar os pontos cegos.
Por dentro, assim como o Jaguar, uma tela de 12 polegadas toma o lugar do painel de instrumentos. Mas o maior destaque do interior desse carro vai para a tela no centro do painel. Através dela o motorista pode selecionar o trajeto via GPS, enquanto que o passageiro assiste a um filme. O impressionante é que isso acontece ao mesmo tempo. A tecnologia Parallax Barrier permite que duas imagens sejam projetadas simultaneamente na tela, em ângulos diferentes.
Cadillac SLS
A marca norte-americana Cadillac, que pertence à General Motors, é uma daquelas que não precisam de publicidade para ser conhecida em todo o mundo. No Brasil e em outros países, há algumas décadas, o termo Cadillac era usado como sinônimo de "carrão". E o seu sedã SLS não deixa a tradição ser quebrada.
O interior é todo acabado em couro e madeira Sapele Pammele, geralmente usada em violinos. A luz interior 360 graus também dão um toque especial. Os bancos traseiros têm massageador e inúmeras maneiras de ajuste. São três sistemas de entretenimento distintos: um para o banco dianteiro e um para cada passageiro do banco traseiro.
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